7.4.09

Jesus, me chicoteia

Li a reportagem deste post no dia 1º de abril. Achei mesmo que era piada, brincadeirinha de dia da mentira. Depois, vi que era real, tão real que duvidei que estava no século XXI! Não era possível uma mulher se submeter a tanta imbecilidade em nome de um concurso de beleza. Parei de refletir e tentar entender. Vai ver a pobre é mesmo limitada. Ponto.


MIAMI (Reuters) - Um "lugar relaxante, calmo, lindo" pode não ser a descrição de todos para a Baía de Guantánamo, em Cuba, onde os Estados Unidos mantêm cerca de 240 prisioneiros em um centro de detenção que recebeu críticas do mundo todo.
Mas esta foi a opinião da atual Miss Universo, Dayana Mendoza, da Venezuela, que visitou a base naval norte-americana no leste cubano este mês em uma viagem programada por uma organização que presta auxílio às tropas dos EUA.
A base de Guantánamo, cuja existência tem sido contestada pelo governo cubano por anos, é usada por autoridades norte-americana como um campo de prisão para suspeitos de terrorismo estrangeiros. Críticos condenam a base como um símbolo de abuso na guerra contra o terrorismo, lançada por Washington após os ataques de 11 de setembro de 2001.
Mendoza, de 22 anos, que esteve na unidade entre os dias 20 e 25 de março, acompanhada pela Miss Estados Unidos, Crystle Stewart, de 27 anos, ficou entusiasmada com sua visita a Guantánamo, classificando-a como uma "experiência incrível" em um texto escrito no blog do site do Miss Universo na Internet, em 27 de março.
"Foi muuuuito divertido!", afirmou Mendoza, descrevendo como ela e Stewart se encontraram com militares norte-americanos e deram voltas pelo campo, protegido com cercas de arame farpado, minas terrestres e torres de observação.
Ela disse ter visitado também um bar na base e uma "inacreditável" praia. "Visitamos os campos de detentos e vimos as celas, onde eles tomam banho, como eles se divertem com filmes, aulas de arte, livros.
Foi bem interessante", escreveu. "Não queria ir embora, era um lugar tão relaxante, tão calmo e lindo", acrescentou. Ex-detentos e grupos de direitos humanos acusam o uso de tortura, incluindo a simulação de afogamento e outros abusos físicos, na prisão de Guantánamo.

(Reportagem de Pascal Fletcher)

2 comentários:

Val disse...

Queridona, uma perguntinha ao oráculo: Qual o papel social da miss? A gente tem que pensar muito seriamente nisso, pois não é banal a revalorização, nos últimos anos, dessa figura. (...) Eu aqui procuro esconder todas as informações e imagens desses concursos da minha filha como se escondesse símbolos de bruxas na idade média. Seria um pesadelo se minha filha vier a admirar ou querer ser como essas mulheres. Vade retro!

Valentina disse...

Mana, milhares de coisas passaram pela minha cabeça, desde as mais elaboradas análises "socioantropolíticas" até um pedido de excomunhão ao Vaticano.
Não sei o que me apavorou mais: se a (re)construção de idiot way of life ou o fato nu e cru de perceber que essa garota é analfabeta de pai e mãe! Meu Deus, onde elas estiveram nos últimos 10 anos? Wonderland?